Tempo de Estudo

Por Jessica Cayres

Em 20 de abril de 2016

Rotina para conquistar seus objetivos.

Uma rotina de estudos eficiente envolve muitos fatores. Disciplina, organização, preparo e estratégia ajudam consideravelmente na evolução. Além disso, um elemento fundamental não pode passar despercebido: o controle do tempo.

A absorção do conteúdo está diretamente relacionada com a nossa disposição. Para atingir bons resultados é preciso fazer render o momento em que nos dedicamos ao aprendizado. Deste modo, como quando realizamos alguma atividade física, o que fazemos antes e depois interfere diretamente no resultado.

Da mesma forma que uma dieta é elaborada de acordo com as especificidades de cada indivíduo, o método de estudo ideal não deve seguir uma receita padrão. Precisamos ter autoconhecimento, como perceber em quais matérias temos melhor rendimento e o horário em que nos concentramos mais. Desta forma, podemos organizar o nosso cronograma dispondo maiores intervalos para as disciplinas que exigem mais dedicação.

E quando a questão é quanto tempo devemos reservar aos estudos, vale a mesma regra: depende da resistência física e disponibilidade próprias. Se formos dar um Google a respeito, veremos desde não estudar mais de duas horas diárias até o clássico “quanto mais, melhor”. Eu, particularmente, acho que nem oito nem oitenta. Por isso, respeitar as nossas condições é fundamental.

Outro facilitador é planejar como estudaremos cada assunto. Por resumo, leitura ou exercícios de fixação, é importante deixar o material previamente separado para não correr o risco de distrações. A pausa, inclusive, é um inimigo da concentração, uma vez que estudar de modo contínuo, ainda que por menos tempo, é mais eficaz.

Principalmente quando nos dedicamos a aprender algo algo que não nos interessa tanto, tendemos a inventar meios de procrastinar. Portanto, estar bem alimentado e deixar um copo de água próximo são hábitos que nos ajudam a manter o foco e a atenção aos estudos, evitando que façamos interrupções desnecessárias.

Tempo é artigo de luxo em época de vestibular e em muitos momentos do nosso dia a dia. Portanto, dar uma recuada e planejar, embora pareça desperdício, faz com que consigamos render ainda mais nas nossas atividades. Tempo nada mais é que um projeto, portanto, execute-o da melhor maneira possível!


Assuntos